Educação: Um Tema a Ser Discutido

sexta-feira, maio 08, 2015 , , 0 Comments


“O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la”. Ralph Emerson 

   Educação é compreendida com o conjunto de valores, conhecimentos e tradições que são transmitidos de geração a geração em determinado contexto. A educação também está vinculada aos aspetos relacionais desde etiqueta até todos os afins comportamentais da civilidade. Ao longo da história, a educação, ou melhor, o processo educacional, foi visto como transmissão de conhecimentos (geralmente de alguém mais velho para alguém mais novo), entretanto, na contemporaneidade a educação é vista mais com um processo dialético entre professor e aluno, o professor, assume a condição de mediador entre os alunos e os conteúdos que se quer aprender. Entretanto, este não sabe tudo sobre o tema, ele poderá vir a aprender com os alunos (caso alguém dentre eles tenha alguma contribuição relevante), estes têm a possibilidade de produzir conhecimento por via de trabalhos e pesquisas. 

   Note que a escola/faculdade são instituições vinculadas a pessoas que possuem determinada forma de enxergar a realidade, uma orientação ideológico-política específica, podendo estas ser públicas ou privadas. Assim, estes espaços de educação, são instituições que obedecem a interesses específicos (e não se está discutindo isso como algo essencialmente negativo, uma vez que a neutralidade é uma utopia). Ademais a relevância desta análise está no fato de que, devido a esse vínculo institucional, depois de 3,4,5 ou 7 (como agora em Angola em Medicina) o estudante sai formatado, e essa formatação ocorre no sentido metodológico, onde o aluno apreende um modo de pensar, uma forma de olhar a realidade, o que já dá pra perceber que esse olhar será o olhar (unilateral) de sua instituição. Logo, se este estudante não sair das quatro paredes da instituição e observar outros modos de olhar sobre o mesmo assunto de sua graduação, corre o risco de sair da graduação com esse óculos e nunca se dar conta que existem outros óculos para se ver a mesma realidade, é daqueles casos em que o sujeito sai da formação e tem a pretensão de ter a única e a melhor interpretação da realidade, desprezando todas as outras formas de conhecimento, mesmo quando estas tem a acrescentar no entendimento do mundo.  

   Por essa razão, Ralph Emerson está corretíssimo em dizer que o ensinado nas instituições (escolas e faculdades) não representa (essencialmente) a educação. Mas Emerson não pára aí, ele conclui que essas instituições, são os meios de obtê-la. Isso também é real devido aos princípios por trás do processo educador: a) a realidade histórica é imensa e você não pode saber tudo o que se pode saber sobre ela; b) ao longo da história, a humanidade tem feito esforços para compreender a sua realidade (ainda que por fragmentos), daí que se entrares no Google encontrarás várias pessoas que falaram e escreveram sobre filosofia, poesia, engenharia, medicina, psicologia....no sentido de entender suas realidades; e c) esse conhecimento é para o melhoramento da vida humana (pelo menos em tese). Através desses três princípios, o sujeito adquire então, as bases para apreender a educação por si, por meio da experiência com o mundo, como Sócrates empregava no método maiêutico. 

   Vale ressaltar que o foco desta reflexão não é desmerecer o papel relevantíssimo das instituições de educação, mas trazes uma visão não ingênua das mesmas, principalmente quando estas estão a serviço de governos (as vezes tiranos, produtores cada vez mais de cidadãos dóceis, sem consciência crítica, verdadeiros soldadinhos, desprovidos de um desejo de interpretar a sua realidade e criar formas de a melhorar, sendo interessados apenas com o próprio umbigo, verdadeiros idiotas no sentido grego clássico. Também de promover para dentre os estudantes, um esclarecimento quanto à educação, a essa apreensão de conhecimentos que não pode ficar confinada nas quatro paredes da instituição, mas precisa ser experienciada, e experienciada no mundo.

Alberto Melquizedek

Grupo de jovens nerds (estudantes de psicologia e teologia) apaixonados por cinema café e literatura. No blog você ira encontrar muitos artigos sobre temas variados, poemas, dicas de filmes, livros e muita filosofia. Esperamos que o conteudo do blog lhe ajude.

0 comentários:

- Não Coloque links, esse não é um site de downloads.
- Xingamentos e ofensas não serão tolerados.
- Respeito ao Próximo em primeiro lugar.