15 de Janeiro na História - Nasce o Ativista Reverendo Martin Luther King Jr

sexta-feira, janeiro 15, 2016 0 Comments


Em um dia como este, no ano de 1929, nascia em Atlanta, na Georgia, o ativista político e pastor protestante norte-americano Martin Luther King Jr. O jovem reverendo foi o porta voz na luta pelos direitos civis da população negra dos Estados Unidos.


Influenciado pelos textos de Desobediência Civil de Thoreau, e a luta não violenta empregada por Mohandas Gandhi, que resultou na independência da Índia em 1947, Martin libertou seu povo do Câncer do Racismo, que segregava os negros a uma vida de sofrimento e humilhações.


Em 1963 Martin Luther King conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington. Nesta ocasião proferiu em frente ao Memorial Lincoln seu discurso mais conhecido, "Eu Tenho um Sonho". Dessas manifestações nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.


Como reconhecimento por sua luta, recebeu, em 14 de outubro de 1964, o Prêmio Nobel da Paz (foi o mais jovem até então a obter a honraria). Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão. Encontra-se sepultado no Centro Martin Luther King Jr., Atlanta, Fulton County, Geórgia nos Estados Unidos.


Em 2015 foi lançado com aclamação o filme biográfico "Selma: Uma Luta Pela Igualdade". O filme retrata os protestos e as manifestações realizadas por King em defesa da liberação do voto para a população negra. O grande momento do filme é a marcha realizada sobre a ponte Edmund Pettus, em Selma, Alabama. No vídeo abaixo segue a canção original do filme "Glory - John Legend e Common" que recebeu a estatueta da academia na disputa pelo Oscar.



Fontes - www.humanrights.com, www.seuhistory.com

Grupo de jovens nerds (estudantes de psicologia e teologia) apaixonados por cinema café e literatura. No blog você ira encontrar muitos artigos sobre temas variados, poemas, dicas de filmes, livros e muita filosofia. Esperamos que o conteudo do blog lhe ajude.

0 comentários:

- Não Coloque links, esse não é um site de downloads.
- Xingamentos e ofensas não serão tolerados.
- Respeito ao Próximo em primeiro lugar.